Escolha uma Página

Manter um nível satisfatório de qualidade no trabalho depende de muitos aspectos. Mas, como afirmam algumas teorias: “o que não é mensurado, não pode ser melhorado”. É por essa razão que as avaliações de desempenho, especialmente a avaliação 180°, são essenciais para estabelecer um aprimoramento constante.

Visando a maior eficiência dessa análise de desempenho, por assim dizer, a avaliação 180º é bem reconhecida por envolver colaboradores e gestores. Com isso, diversos benefícios podem ser percebidos.

Para que você entenda exatamente sobre o que estamos falando, continue conosco. Neste post, você vai conferir o que é uma avaliação 180º, como ela funciona, quais são os benefícios gerados para a empresa e para a equipe e como isso se transforma em resultados efetivos para o negócio. Boa leitura!

O que é a avaliação 180º?

Trata-se de um tipo de avaliação que considera que o desempenho dos colaboradores e seu foco estão na performance individual sobre a realização das atividades. Quem realiza a análise é o superior imediato, ou seja, o gestor. Como parâmetro, ele avalia aspectos como:

  • qualidade do trabalho desempenhado;
  • relação com os colegas de equipe;
  • cooperatividade;
  • flexibilidade nas relações de trabalho;
  • pontualidade e assiduidade;
  • nível de produtividade.

Além de receber um feedback sobre esses itens, o colaborador ainda tem a oportunidade de dialogar com o seu superior sobre cada pontuação. Essa troca ocorre em forma de entrevista e é percebida como uma excelente oportunidade de desenvolver os aspectos mais vulneráveis identificados na avaliação.

Esse método também pode ser utilizado a partir da aplicação de um questionário, tanto para o gestor quanto para o colaborador (em momentos separados). A partir disso, ambos se reúnem para confrontar e debater as pontuações dadas.

Como ela funciona?

A avaliação 180º exige a preparação de toda a empresa para recebê-la. Isso significa que nenhum profissional deve ter os resultados de sua avaliação expostos, assim como não deve ser submetido a um julgamento do seu superior.

É necessário que haja respeito e objetividade nos itens avaliados. Para isso, os gestores precisam dominar a ferramenta, além de desenvolverem uma comunicação assertiva para o momento do diálogo sobre as pontuações. Outro ponto importante é que a equipe de RH responsável pela catalogação das avaliações mantenha discrição.

A partir disso, existem alguns passos que podem ser adotados para facilitar a aplicação da avaliação 180º, como:

  • comunique a avaliação — é essencial tornar do conhecimento de todos o novo instrumento avaliativo e o seu funcionamento, estimulando o diálogo sobre os pontos de melhoria e reduzindo desconfianças sobre o processo;
  • colete os feedbacks — as avaliações devem ser preenchidas de forma imparcial, priorizando a atuação do colaborador, e, depois, entregues para catalogação;
  • devolva resultados — esse é o momento de reunir colaborador e gestor para dialogar sobre as notas da avaliação e decidir os meios de otimização dos pontos de melhoria.

Quais são os benefícios dessa avaliação?

A avaliação de desempenho é uma prova de que a empresa se importa com a performance dos seus colaboradores. Mais do que isso: ela demonstra que existe interesse em melhorar os pontos necessários para que o profissional possa atingir seu potencial máximo.

Isso tudo contribui para a construção de uma marca empregadora forte e para melhores resultados diários. Confira algumas outras vantagens percebidas na avaliação 180º a seguir.

Melhora o clima organizacional

Como essa metodologia de avaliação também leva em consideração aspectos relativos à forma como os colaboradores se relacionam com a equipe, eles têm a chance de melhorar seu comportamento. Com isso, podem adequar sua postura diante do grupo e aprimorar sua cooperação.

Dessa forma, todo o ambiente de trabalho se beneficia, aumentando o bem-estar e até a produtividade das equipes.

Contribui para a produtividade

Equipes que trabalham unidas, satisfeitas com o clima organizacional e com colaboradores com oportunidades reais de se desenvolverem e ajustarem seus comportamentos, tendem a ser muito mais produtivas. Essa é, portanto, outra consequência positiva da implementação de uma avaliação 180º.

Estimula o diálogo

Uma comunicação assertiva é o que garante a confiança mútua entre colaborador e empresa. Quando a avaliação 180º cria esse espaço e proximidade para que pontos cruciais do desempenho sejam debatidos, essa relação se fortalece, mostrando que ambas as partes são codependentes para garantir o sucesso do negócio.

Além disso, é uma ótima oportunidade de expandir a percepção individual, tanto do líder quanto do liderado, sob uma nova perspectiva, um novo ponto de vista.

Promove melhorias no dia a dia profissional

O feedback proporcionado pela avaliação 180º é essencial para que os colaboradores possam notar aspectos que, no dia a dia, passam despercebidos. Isso tem impacto na forma como cada profissional atua, tornando-os mais atentos e presentes no dia a dia de trabalho, prontos para otimizar suas atividades.

Quais são os resultados efetivos percebidos pela empresa?

Além das vantagens vistas até aqui, existem resultados pontuais que levam maior efetividade às ações da empresa. Confira alguns deles:

  • informações relevantes para a decisão de futuras realocações, promoções, sucessões;
  • mapeamento eficiente do perfil de desempenho de cada colaborador, permitindo acompanhar quem realmente quer melhorar;
  • resultados úteis para a definição ou atualização dos planos de cargos e salários;
  • dados utilizáveis para o estabelecimento de metas dos próximos períodos;
  • realinhamento periódico com a definição de cargos e funções;
  • oportunidade de identificar pontos de melhoria por parte da empresa.

Por que a devolutiva ao profissional é importante?

A devolutiva é o fechamento da etapa de avaliação 180º. Ela é essencial para reforçar o que foi identificado durante todo o processo. Seja para reconhecer bons desempenhos ou para estabelecer planos de ação de melhoria, ela serve como uma ótima recompensa.

Esse momento é importante para orientar, motivar, reconhecer, chamar a atenção e comunicar a importância de cada profissional para a empresa. Isso também ajuda a ajustar a percepção dos colaboradores sobre suas reais possibilidades de crescimento, assim como as ameaças existentes.

Portanto, a devolutiva é a oportunidade ideal de ajudar as pessoas a evoluírem e melhorarem seus resultados. 

Como você viu até aqui, a avaliação 180º é de suma importância para que a empresa consiga continuar desenvolvendo seus colaboradores, ajustando seus comportamentos e mantendo-os motivados. Essa iniciativa é indispensável para quem quer evitar os altos índices de turnover e eliminar o risco de perder talentos importantes.

Se você gostou deste conteúdo, não se atenha apenas à avaliação 180°. Siga-nos no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro de todos os nossos posts e novidades!

ebook manual contratação eficiente