Escolha uma Página

Encontrar um gestor que se encaixe perfeitamente na sua organização não é tarefa fácil. Para saber o que procurar em um candidato ao cargo de chefia, é preciso delimitar as principais qualidades buscadas e o comportamento esperado enquanto chefe. Além disso, temos que saber quais são os perfis de liderança.

Não existe uma fórmula mágica para o líder ideal. Cada pessoa tem as suas habilidades e a sua personalidade. Identificar quais são os perfis de liderança e qual desses perfis vem ao encontro do que sua empresa precisa é fundamental.

Para encontrar o colaborador adequado, é preciso conhecer os diferentes tipos de líder. Se você ainda não está familiarizado com quais são eles, fique tranquilo! Nós vamos listar aqui os principais perfis de liderança e as características de cada um! Siga a leitura!

Os diferentes perfis de liderança

O êxito das equipes passa diretamente pela escolha do líder. A pessoa que coordena o time de colaboradores será a responsável não só pelos resultados e pelo desempenho, mas também pela coesão e harmonia do grupo.

Por isso, identificar as características e acertar na escolha do gestor é um passo decisivo no caminho para o sucesso. Então vamos conhecer quais são as diferenças entre os perfis e como as particularidades de cada um podem contribuir para a sua organização!

Líder autocrático

Esse perfil tem na centralização o principal atributo. Eles determinam as tarefas e a linha de ação e são menos receptivos às sugestões da equipe. Em tempos difíceis, podem ser a melhor escolha pelo pulso firme e determinação, mas um gestor assim enfraquece a autonomia dos comandados e não dá vazão à criatividade dos colaboradores.

Líder democrático

O líder democrático tem no trabalho em equipe uma das qualidades mais aguçadas. Ele envolve os funcionários e pratica um feedback horizontal e permanente, provocando o crescimento enquanto time e contribuindo para um bom clima organizacional. Líderes desse perfil podem apresentar dificuldade de comando e, por privilegiar a troca de ideias, demorar a tomar decisões.

Líder situacional

Esse profissional tem facilidade para transitar entre os estilos autocrático e democrático. Possuem uma capacidade analítica acima da média e entendem quando é melhor determinar uma tarefa e controlar de forma mais rígida os funcionários e quando é melhor gerir a equipe de forma mais compartilhada. O contexto de cada situação é o que determinará a forma de agir. O perfil flexível pode causar dúvidas na equipe e criar um ambiente de insegurança.

Líder empreendedor

Tem uma boa capacidade criativa e uma visão diferenciada para identificar problemas e apontar soluções. Sabem gerir a equipe tanto no âmbito do desempenho das tarefas quanto no trato com as pessoas. Assumem riscos e por isso precisam de alguém no time que dê um “choque de realidade” frente a sugestões muito sonhadoras. São profissionais com uma rotatividade alta nas organizações por procurarem sempre novos desafios.

Líder motivador

É o motor da organização. Está sempre extraindo o melhor de cada colaborador. Conhece profundamente a equipe e sabe como abordar o funcionário e fazê-lo ter um ótimo rendimento. Motiva tanto pelo discurso quanto pela atuação. O alto grau de envolvimento com a equipe pode prejudicar uma análise mais racional.

Agora você já sabe quais são os perfis de liderança. Um líder pode ter características de diferentes perfis, mas saber identificar o comportamento dominante e as vantagens e desvantagens de cada um tornará mais fácil entender o que sua empresa precisa e escolher a pessoa certa. Uma ferramenta que ajude no processo seletivo e atraia bons candidatos no recrutamento pode ajudar muito nessa hora!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como escolher bons líderes!