Escolha uma Página

A responsabilidade social da empresa é uma característica de negócios que buscam resolver dificuldades comunitárias sem um fim comercial, ou seja, por interesse genuíno. Nesse caso, mesmo que não seja sua obrigação, ela se dedica a contribuir com causas que impactam, positivamente, diversos grupos sociais

Os ganhos, nessa situação, são intangíveis. Os resultados podem ser obtidos por meio de fomento à educação, cultura, saúde, entre outros. Assim, quando a comunidade avança na solução dos seus problemas, o ambiente em que a empresa está inserida também se beneficia, fazendo ambos avançarem juntos.

Quer entender mais sobre esse assunto e descobrir como a responsabilidade social da empresa pode afetar toda a sociedade? Continue conosco. Boa leitura!

Por que a sua empresa deve ter responsabilidade social?

Uma empresa que ignora os problemas sociais pode estar fadada ao fracasso. Além de impactar negativamente o meio onde está inserida, ela dificilmente conquistará a confiança de um grande público. Nesse caso, quem não faz parte da solução, ajuda a aumentar o problema.

Apoiar a construção de uma sociedade melhor ainda afeta sua empresa, gerando vantagens importantes, como:

  • a melhoria da reputação da marca;

  • a facilidade em reconhecer a marca pelas causas que apoia;

  • o crescimento do engajamento no ambiente de trabalho;

  • a motivação do grupo em fazer parte de algo com o que se identifica;

  • as melhores condições de competitividade;

  • o aumento da capacidade de atrair talentos.

Como escolher uma causa para apoiar?

Para escolher uma causa, é preciso conhecer o ambiente no qual a empresa está inserida. Ela deve entender suas necessidades, angústias e motivações, além de:

  • conhecer os valores do público consumidor e do próprio negócio;

  • entender quais são as causas sociais que estão ligadas a esses valores;

  • escolher uma ou mais causas, focando em executar objetivos em curto, médio e longo prazo.

A partir disso, fica mais fácil alinhar o auxílio que a empresa está disposta a fornecer com as carências reais do meio em que está.

De que forma você pode engajar os funcionários a participarem?

Para que os funcionários se sintam parte das ações tomadas e ainda sejam motivados por elas, é preciso amadurecer a ideia de responsabilidade social da empresa. Para isso, existem práticas que podem ajudar:

  • inclua o cuidado com o meio ambiente, a ética e o combate à desigualdade, por exemplo, na visão da empresa;

  • torne as campanhas e projetos internos do conhecimento de todos, com planos de ações simples de entender e executar;

  • preze pela transparência no relacionamento com os stakeholders, demonstrando seu compromisso com eles;

  • proporcione benefícios, bem-estar e o desenvolvimento das suas equipes como uma prioridade;

  • dedique-se a melhorar o nível de excelência dos produtos e serviços, permitindo que os funcionários possam se orgulhar das suas entregas;

  • envolva os funcionários em ações das quais eles se sintam parte e realmente percebam seu impacto na sociedade.

Com essas ações, os profissionais conseguem entender a sua importância dentro de uma estratégia inteligente, reconhecendo o valor das suas ações e o impacto que elas podem gerar para um mundo melhor.

Quais ações a empresa pode adotar em prol da causa?

Quanto maior a empresa, maior deve ser a sua dedicação a minimizar problemas sociais. No entanto, isso não significa que pequenas empresas não devam se envolver. Pelo contrário. Sua empresa pode adotar ações menores, consistentes no longo prazo. Seguem algumas sugestões:

  • adote o consumo consciente de água, energia elétrica e materiais como folhas de papel, clips, grampos;

  • destine corretamente os resíduos produzidos pelas equipes;

  • participe e ajude a promover campanhas de doação de sangue, agasalhos, alimentos, limpeza de espaços públicos e pintura de escolas;

  • doe itens usados que ainda funcionam sempre que precisar fazer substituições (cadeiras, mesas, computadores);

  • promova atividades de integração, lazer e bem-estar com os funcionários, incluindo seus familiares.

Essas são apenas algumas sugestões entre tantas ações que você pode adotar para caminhar rumo à responsabilidade social da empresa. Não deixe de pesquisar sobre novas práticas que estão sendo adotadas em outras cidades e até países: você pode adaptá-las criativamente para a resolução de problemas locais.

Agora. você já sabe como alcançar a responsabilidade social da empresa. Mas pode continuar aprendendo. Que tal ficar por dentro de todos os nossos conteúdos? Assine nossa newsletter!