Escolha uma Página

O líder pode impulsionar uma equipe ou levá-la à ruína. Por isso, escolher quem vai assumir a frente dos times de trabalho é essencial para o sucesso dos projetos, afinal, é papel do líder coordenar profissionais de forma eficiente. 

É preciso compreender o que é uma liderança inspiradora, como isso influencia na produtividade da equipe e os impactos negativos que uma liderança despreparada pode causar. Fique conosco e descubra mais sobre isso!

O que é uma liderança inspiradora?

A relação de poder sobre os demais é uma abordagem ultrapassada, que desmotiva e inibe a boa atuação dos funcionários. Liderar de forma inspiradora, pelo contrário, é despertar a admiração, ensinar pelo exemplo e estar disponível para enfrentar as dificuldades em conjunto. 

A equipe é um espelho da sua liderança, assim, um líder pode inspirar ações e comportamentos nos seus liderados. Por isso, é importante que esse profissional se preocupe não só com os resultados financeiros, mas também com o bem-estar e o desenvolvimento do seu time.

Quais são as diferenças entre líder e chefe?

O chefe é o profissional que se atém à autoridade para exercer poder sobre os seus liderados. Geralmente, sua presença é imposta pelo medo, gerando certa tensão na equipe. Já o líder se encaixa na figura contrária ao chefe.

Ele é o profissional acessível, aberto ao diálogo. Uma boa liderança está sempre disponível para dividir conhecimentos e se mostra suscetível ao erro, como qualquer outro. Por estabelecer um ambiente mais tranquilo, as boas lideranças conseguem alcançar resultados mais produtivos e prazerosos. 

Como o líder influencia a produtividade da equipe?

Dizer que a boa liderança estimula a produtividade pode soar vago. Por isso, elencamos transformações práticas que podem ser percebidas pelo papel do líder. Confira!

Foco nas metas

O chefe estipula metas sem se preocupar se elas vão gerar sobrecarga na equipe, enquanto o líder constrói as metas em conjunto com o grupo, considerando suas potencialidades e limitações.

Espaço para colaboração

Um líder que confia na sua equipe delega tarefas. Isso não significa apenas transferir a responsabilidade, mas dar autonomia para resolver problemas, gerando um fluxo de trabalho mais ágil e eficiente.

Fornecimento de feedbacks

feedback é uma forma de calibrar a atuação da equipe, podendo reforçar posicionamentos positivos e chamar atenção para aquilo que precisa ser melhorado.

Contratações mais eficazes

Participar ativamente da rotina da equipe faz com que o papel do líder se aprofunde, permitindo que ele conheça os gargalos do seu time e realize contratações eficazes, priorizando os requisitos certos ao escolher um candidato.

Valorização das capacidades individuais

Identificando as melhores virtudes e os pontos sensíveis de cada profissional, é possível orquestrar estrategicamente o seu desenvolvimento, para que ele se sinta valorizado e capacitado a desempenhar sua função.

Agregação de propósito às atividades

Paixão e o orgulho em fazer parte são sentimentos que devem estar presentes em um bom líder, para que ele comunique um propósito ao seu time de trabalho, agregando valor a funções que poderiam ser vistas como banais.

Quais são as consequências de uma liderança despreparada?

Os primeiros impactos são percebidos no clima organizacional e na motivação da equipe. A partir disso, uma série de outras consequências afeta diretamente a produtividade. Em geral, lideranças despreparadas prejudicam todo o negócio, provocando situações como:

  • hostilidade, competitividade, sabotagem e desmotivação no ambiente de trabalho;
  • imagem organizacional comprometida, vulnerável e até mesmo questionável;
  • profissionais com vidas pessoais afetadas, fragilizadas pelo sentimento de estresse e sobrecarga de trabalho;
  • criatividade baixa ou nula, dificultando a resolução de problemas;
  • aumento nas taxas de turnover;
  • incidências frequentes de conflitos e falhas.

Para fugir desse tipo de consequência, é essencial fortalecer o papel do líder da maneira correta: por meio da sua formação e preparação. Assim, a tendência é que se desenvolvam lideranças mais assertivas, que se comunicam com eficiência, entendem as necessidades das pessoas e trazem à tona seus pontos fortes.

Conhecer mais sobre o papel do líder e os impactos que ele tem na equipe é um primeiro passo importante para tornar o grupo ainda mais produtivo. Agora que você já sabe como se beneficiar de uma boa liderança, continue aprendendo conteúdos relevantes. Siga-nos no Facebook e LinkedIn e acompanhe todos os nossos posts!

ebook manual contratação eficiente