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Eis a pergunta que vale um milhão de dólares: como fazer para encontrar um vendedor ideal para a minha empresa? Há muitas pessoas que acreditam que há aquelas pessoas que nasceram com o dom da palavra, que conseguem vender até fruta podre que caiu da árvore. Será?

Vamos a um dado curioso: você sabia que os maiores vendedores BxB não foram aqueles que mais venderam dentro de uma loja de departamento? E será que você se arrisca a dizer o porquê?

Perfil de vendedor ideal – Características que se misturam

Para clarear mais sobre esse assunto, vamos dizer sobre alguns perfis de vendedores que existam, seus pontos positivos e negativos e assim, quem sabe, você não consiga encontrar a mistura perfeita?

Executor

Podemos afirmar que esse é o perfil profissional mais comum existente. Ele é competitivo e busca atingir todas as metas, por mais difícil que essas sejam. É corajoso e dominante, porém também é autoritário quando quer.

Pontos positivos: Como é competitivo inato, ele não precisa de muita supervisão e nem tutorial. Ele é treinado e costuma resolver os problemas. Treinando, ele acompanha o começo, o meio e o depois, até que os resultados cheguem a ele. Possui um ROI alto e excelente!

Pontos negativos: o espírito competitivo pode atrapalhar o seu trabalho em grupo, já que ele enxerga adversários em todos os setores e lugares. Não costuma pensar duas vezes antes de passar por cima de alguém.

Comunicador

Businesswoman sitting at the table and speaking through megaphone

Como o próprio nome já diz, esse perfil costuma comunicar-se bastante e seu poder de persuasão é infalível. Gosta de novos desafios e novas ideias, além de ser muito agradável de se conviver. Juntando tudo isso a um carisma encantador, ele consegue seduzir novos clientes facilmente.

Pontos positivos: ele costuma pegar as coisas no ar e consegue entender a alma do negócio sem nem mesmo entender toda a sua complexidade. Consegue vender o peixe através de uma comunicação impecável. Além disso, possui poder de liderança positivo dentro da empresa e trabalha com metas agressivas.

Pontos negativos: é conhecido como vendedor dos sonhos. Isso porque ele costuma vender mais do que consegue entregar ou dá as informações de forma desalinhada, o que pode ser um grande problema futuro. A curto ou médio prazo, ele precisa de bastante atenção do gestor a fim que de os prazos e entregas sejam sempre bem definidos.

Planejador

Em terras remotas, ele é aquele vendedor mais calmo e sereno do grupo. É o tipo de profissional mais confiante e estável para que você tenha no seu time. Ele é conhecido por pensar bastante antes de dar um passo maior que a perna, o que só contribui para a imagem da empresa.

Pontos positivos: é um vendedor extremamente constante e se o projeto está alinhado e organizado, ele sempre irá bater as metas pretendidas pela empresa. Além disso, é difícil dele desenvolver problemas com o trabalho em equipe.

Pontos negativos: não é do tipo que costuma improvisar durante uma conversa, por isso tudo com ele tem que estar muito claro e dito de forma sincera. Por ser mais conservador, dificilmente irá conseguir bater uma meta mais arrojada. De todos, é aquele que apresenta um trabalho mais constante e duradouro.

E então, qual escolher? Tudo depende do seu negócio e do tipo que você está precisando no momento da empresa. É interessante unir um time onde você tenha um pouco de cada um, fazendo assim com que a sua equipe se complete!