Escolha uma Página

Quando se trata de novos colaboradores, a integração dos funcionários é uma etapa tão importante quanto o processo de seleção. Após a contratação de um profissional, é fundamental deixá-lo por dentro de aspectos importantes da instituição na qual ele acaba de ingressar.

É na integração dos novos funcionários que a história da instituição é contada e são passados os valores da organização, a missão e a visão da empresa, chamando a atenção para a estrutura, os procedimentos internos e a cultura organizacional.

Tudo isso é importante não só para o “calouro”, mas também para os mais experientes. Esse é um dos melhores momentos para fortalecer o grupo, compartilhar a identidade da organização, alinhar a equipe e motivá-la a alcançar o sucesso nos negócios.

Seja claro em relação ao que é esperado

Uma integração eficiente, além de ser prerrogativa de uma gestão de pessoas humanizada e preocupada com o bem-estar da equipe, agilizará o período de adaptação e, consequentemente, o sentimento de pertencimento desse novo colaborador.

Por mais qualificado que o funcionário seja, iniciar atividades dentro de um novo local de trabalho gera ansiedade. É preciso moldar suas características profissionais aos procedimentos da empresa e, quanto antes ele entender como funciona a organização, mais cedo terá segurança para desenvolver suas tarefas.

Passar por um processo de integração que esclareça a metodologia de trabalho da empresa, as responsabilidades da função, os recursos disponíveis, o resultado que se espera e, também, como alcançar esse objetivo, trará mais confiança para o profissional.

Certifique-se de que o funcionário tenha como tirar suas dúvidas

Antes de mais nada é preciso deixar uma coisa clara: integração de funcionário não é custo, é investimento. Facilitar a entrada de novos funcionários e engajar os antigos é uma forma de alavancar resultados.

O RH pode adotar algumas práticas para aplicar nesse processo. Produzir um material simples com orientações de trabalho e um glossário próprio da empresa e disponibilizar essa cartilha em formato digital para ser acessada a qualquer momento e de qualquer local é uma delas.

Adotar a mentoria também é uma prática possível nesse processo. Colocar um funcionário com tempo de casa para atuar como anfitrião e mentor desse novo integrante, além de acelerar o entendimento do novato sobre os processos da empresa, fará com que o mentor revisite e também repense os procedimentos implementados, podendo provocar insights e a implementação de melhorias.

Estabeleça metas e forneça as condições para atingi-las

Estabelecer metas claras é outro passo importante. O colaborador precisa entender que ele é um investimento e que precisa dar retorno. É importante, porém, definir metas atingíveis e condizentes com a realidade.

Não se deve cobrar de um novo funcionário o mesmo rendimento de um empregado integrado à instituição e com experiência na empresa logo de cara. O RH deve instruí-lo para que seu desempenho atinja e até supere as expectativas.

Promover treinamentos específicos também é uma boa pedida. Ao colocar em contato pessoas na mesma situação de início de atividade, todos crescerão juntos e também se fortalecerão enquanto equipe.

E não é apenas para quem está começando que se deve oferecer capacitações. Pense também nos mais experientes na hora de escolher as próximas qualificações. Ouvir a equipe para definir o tema e os palestrantes, por exemplo, promove a integração.

Tudo isso colabora para a melhora do ambiente de trabalho. A empresa sentirá os reflexos dessas práticas na diminuição do número de faltas, no aumento da produtividade, na redução de turnover e na retenção de talentos. Um profissional bem acolhido e feliz no trabalho produz mais e não procura outras empresas.

Viu como um processo bem estruturado de integração de funcionários é essencial para as organizações? Com o RH aplicando essas ideias, o clima organizacional sofrerá uma verdadeira transformação!

Quer saber mais sobre esse aspecto tão importante das empresas? Então aproveite para ler também este artigo sobre o clima organizacional!

ebook manual contratação eficiente