Escolha uma Página

Eis um dos principais desafios relacionados ao recrutamento e seleção: a entrevista. Uma mesma pessoa pode se comportar de formas diferentes quando entrevistada por pessoas diferentes, por exemplo.

O objetivo principal dentro de um processo de seleção é o de identificar, de maneira prática, rápida e fácil, quais são as principais características dos candidatos para traçar seu perfil. Entendendo quais candidatos merecem uma oportunidade, por atender todos os requisitos que a sua vaga de emprego precisa.

Assim sendo, dar ao entrevistado o máximo de confiança e segurança em relação ao processo é o que pode determinar quais características poderão ser identificadas facilitando o processo de contratação.

Principais dificuldades da entrevista de seleção

A primeira dificuldade acontece quando a pessoa que está sendo entrevistada pelo executivo da empresa. Isso porque, por mais que o executivo tenha experiência de mercado, ele não tem conhecimento técnico para fazer esse processo de seleção. Eliminando um candidato bom ou acreditando num candidato que não necessariamente terá o melhor desempenho, por ele ter usado critérios definidos por ele mesmo.

Nesses casos, por não saber bem o que descobrir, a entrevista caminha mais para um bate papo amistoso. E quando termina, o máximo que dá para saber é se o candidato é “boa praça”, não tendo dados concretos sobre suas habilidades e conhecimentos.

O segundo problema comum que acontece é quando a descrição do cargo não está totalmente completa. Os profissionais que chegam, geralmente, não tem as qualificações exigidas para exercer a função e o processo acaba durando mais tempo d oque o necessário.

Escolhendo a pessoa certa

Conhecemos, pelo menos, duas formas de selecionar bons profissionais para o cargo:

 

1. A pessoa corresponde com um currículo dentro do esperado e consegue se sair bem nos testes aplicados pelos profissionais que irão fazer a entrevista.

 

2. Faça pequenos testes com as pessoas que estão em seleção para saber se esta conseguirá realizar os papéis que você pretende dentro da empresa.

 

Lembre-se sempre: a entrevista existe para que você consiga extrair o máximo de informações do seu entrevistado, de forma a minimizar suas chances de erro.

E aí, você utiliza alguma técnica específica? Conta pra gente nos comentários!