Escolha uma Página

Trazer os melhores profissionais para a equipe é fundamental para colher bons resultados. E, para encontrá-los, é preciso mesclar recrutamento inteligente à área de RH moderno, buscando auxílio das novas tecnologias para que, desde o momento da seleção de pessoas, não haja enganos.

O recrutamento inteligente pode auxiliar na fluidez dos processos de trabalho e prevenir a empresa de prejuízos financeiros. Se você se interessou por esses benefícios, continue a leitura e entenda o que é recrutamento inteligente, como é feito e veja os principais impactos da tecnologia no setor de gestão de pessoas.

O que é recrutamento inteligente?

Recrutamento inteligente é um método que utiliza diversas ferramentas para encontrar um profissional com o perfil adequado para a vaga. Seu principal objetivo é ter a menor taxa de erros possível. Por isso, esse processo vai desde uma boa divulgação das vagas, para buscar novos talentos em potencial, até a escolha final do colaborador.

Com bons recursos tecnológicos, é possível fazer uma triagem mais apurada dos currículos, selecionar os profissionais que atendam às necessidades da empresa, identificar suas competências e habilidades necessárias para desempenhar um bom trabalho.

Com o recrutamento inteligente, é possível diminuir a quantidade de contratações equivocadas e encontrar as melhores opções disponíveis entre os profissionais, baseando-se em três estratégias: atrair, motivar e reter talentos.

Por que o recrutamento inteligente retém talentos?

A gestão de talentos ainda é uma das áreas mais desafiadoras para os empresários, pois o ideal é acertar no recrutamento e garantir que os melhores profissionais estejam no seu time por um longo tempo.

Uma pesquisa feita pela Endeavor, organização que fornece apoio aos empreendedores, chegou à conclusão de que a gestão de pessoas é o desafio mais dolorido nas empresas. Essa pesquisa foi realizada a partir de um entrevista com quase 1000 empreendedores brasileiros.

Portanto, se você não se sente bem por ter dificuldade com certos processos da gestão de pessoas, saiba que esse problema é o mesmo que a maioria das empresas enfrentam. O diferencial está em pensar e colocar em prática ações que facilitem o trabalho futuro da gestão de pessoas. Para isso, o primeiro passo é acertar no recrutamento, o segundo é reter os bons talentos.

Só assim a gestão de pessoas e o RH terão suas tarefas alinhadas e satisfação com o trabalho empreendido pelo time. Mas como exercer o recrutamento inteligente na prática? Confira algumas etapas essenciais!

Invista em uma cultura organizacional

A cultura organizacional é a essência de uma empresa: ela define os valores para o negócio atingir seus objetivos e, além disso, influencia tanto a atuação quanto a imagem da companhia, em nível interno e externo.

Os valores da cultura organizacional variam de uma empresa para outra, mas são fundamentados, especialmente, pelas convicções pessoais de seus fundadores e líderes. Ela é essencial para atrair e reter talentos.

Atualmente, emprego não é sinônimo apenas de sustento. Os profissionais buscam valorização, propósito e desejam trabalhar com os valores importantes para si. Nesse contexto, a cultura organizacional é a melhor forma de atrair candidatos que combinam com os valores e princípios do negócio e auxiliem na construção de um time sólido, coerente e comprometido.

Otimize a triagem de currículos

A triagem de currículos é a análise da candidatura. Ela compara a competência, o perfil profissional e a experiência do candidato às exigências da vaga. É importante ter, ao longo da triagem, critérios bem definidos, a fim de tornar essa avaliação mais transparente e objetiva. É importante observar:

  1.  apresentação do currículo;
  2.  a escolaridade do candidato;
  3.  estabilidade nos empregos anteriores;
  4.  descrição das atividades realizadas;
  5.  disposição para fazer treinamentos e investir em sua formação;
  6.  competências e habilidades extras adquiridas por vontade própria.

Para fazer essa análise, algumas plataformas oferecem ferramentas que facilitam o processo. Assim, pode haver uma otimização da comunicação entre candidatos e recrutadores. Nesse caso, a seleção pode ser feita por meio de softwares que gerenciam desde a divulgação das oportunidades de emprego ao armazenamento e triagem dos currículos.

Aplique testes de perfil

Após a triagem é importante investir em um mapeamento do perfil comportamental do candidato, definindo características como inteligência emocional, relações interpessoais, proatividade, facilidade em negociações e, principalmente, alinhamento do profissional com a cultura organizacional da empresa.

Esse teste pode ser feito por meio de questionários desenvolvidos por plataformas que identificam as competências dos candidatos e agrupam-nas de acordo com as exigências. Tais pesquisas são embasadas em diversos estudos da psicologia, de forma que os resultados gerados são os mais reais possíveis.

Crie um banco de talentos

Com o auxílio de um software no recrutamento inteligente, é possível criar um banco de talentos que será útil no futuro. Com os dados dos candidatos armazenados de maneira organizada e catalogada, ficará muito mais fácil identificar aqueles que não se ajustam ao perfil da empresa.

Isso é possível, pois esses softwares recolhem todas as informações e coletam os currículos das diversas fontes, inclusive de cidades distantes, tornando o processo mas acessível aos diferentes profissionais e otimizando o tempo gasto pelos recrutadores.

Dessa forma, o setor de RH terá um banco de dados com histórico de todos os candidatos, possibilitando a construção de um comparativo e demonstrando o quanto o profissional evoluiu desde o seu último contato com a empresa.

Adote a entrevista a distância

A tecnologia pode facilitar muito esse processo das entrevistas. Ela permite que as empresas tenham acesso aos candidatos que, mesmo longe da sede, são talentos com muito a contribuir. Para a organização, a entrevista a distância é um fator de acessibilidade, otimização do tempo e economia de recursos.

A entrevista online faz com que os candidatos sintam-se mais confortáveis. Além disso, essa já é uma forma de mostrar como a empresa está atualizada, buscando essa mesma característica em seus profissionais. Se o primeiro contato virtual corresponder às expectativas da companhia, já é possível investir em um convite presencial.

Participe de forma ativa

É importante ressaltar que o processo de recrutamento de novos profissionais deve ter a participação ativa tanto do RH quanto dos líderes. Afinal, são eles os envolvidos na criação da cultura organizacional da empresa que implementam e espalham os valores organizacionais.

Para facilitar o acompanhamento de todos os profissionais no processo de recrutamento, os softwares que ajudam na organização e no mapeamento dos perfis são essenciais para todos terem acesso às informações sobre os candidatos com credibilidade e clareza.

Como a tecnologia pode auxiliar?

Com o auxílio da tecnologia, é possível encontrar vários impactos positivos no setor de gestão de pessoas e no processo de recrutamento. Uma plataforma de divulgação será essencial para a implementação do recrutamento inteligente e para a contratação dos profissionais certos, evitando futuros problemas internos ou externos para a empresa.

Existem plataformas de divulgação em massa das vagas de emprego que ajudarão o setor de RH a publicá-la em diferentes sites, oferecendo agilidade no processo de contratação. As vantagens são:

  • o candidato escolhido terá o perfil da cultura da empresa;
  • as vagas ficarão disponíveis para todo Brasil; assim, a empresa terá maiores e melhores possibilidades de contratações;
  • as interações poderão ir além da análise de currículos — afinal, o contato por plataforma torna o processo mais acessível e rápido;
  • o banco de dados poderá ser atualizado de forma constante;
  • haverá um aprimoramento e otimização da gestão de vagas;
  • o processo seletivo será mais eficiente;
  • permite um feedback rápido para os candidatos;
  • promove retenção de talentos e menor rotatividade.

Precisamos encarar as novas possibilidades tecnológicas para o crescimento empresarial. O recrutamento inteligente é essa possibilidade. Com suas diversas vantagens, é importante prezar pelos processos que fazem a escolha mais assertiva, diminuindo a carga de trabalho para o recrutador, fazendo com que ele tenha o foco naqueles candidatos que apresentam o melhor alinhamento com a empresa e a vaga.

Notou como o recrutamento inteligente é um investimento? Se você quer obter todos esses benefícios ou conhecer mais possibilidades acerca desse tema, entre em contato! Estamos disponível para auxiliá-lo!

ebook manual contratação eficiente