Escolha uma Página

A transformação digital não é o futuro — é o presente. Na gestão de pessoas, o nome disso é RH 4.0. A ideia é simplesmente unir pessoas e tecnologias para uma aplicação de sucesso.

Mas como implementar isso na sua organização? Que valor é possível conquistar com a tecnologia? Qual o impacto na gestão de pessoas? Essas são algumas das dúvidas que responderemos neste artigo.

Confira agora como implementar o conceito de RH 4.0 na sua organização e descubra dicas preciosas para integrar pessoas à tecnologia no processo, além de entender os desdobramentos dessa estratégia. Continue a leitura!

O que é RH 4.0?

O conceito de RH 4.0 se relaciona com digitalização de estratégias na gestão de pessoas. Os impactos alcançam os negócios e geram oportunidades ou ameaças, dependendo da organização.

O termo tem origem da Quarta Revolução industrial e cria a ideia de fábricas inteligentes, operação de máquinas via web, automatização de sistemas e outras inteligências digitais.

As pessoas precisam se integrar a esse processo, agregando competências tecnológicas e repensando formas de trabalho. Dessa forma, as empresas precisam encontrar candidatos que compreendam essa necessidade e estejam dispostos a apresentar esse perfil.

Como unir tecnologia e pessoas no processo de gestão de pessoas?

O processo de integração e harmonização entre pessoas e tecnologia deve ser trabalhado constantemente no universo empresarial atual. O impacto mais incisivo do RH 4.0 se concentra nos recursos utilizados. Veja, a seguir, o que fazer para impulsionar um pensamento digital em colaboradores.

Estimule a operação online

Hoje, o acesso à internet é praticamente imediato, de modo que quase todas as interações virtuais têm maior alcance e velocidade que as físicas. O uso de smartphones contribui ainda mais para que as operações ultrapassem os limites físicos da organização.

Digitalize recrutamentos

Promova vagas segmentadas por meio das redes sociais e trabalhe com a possibilidade de realizar uma contratação remota. Muitos profissionais valiosos podem estar a quilômetros de distância, mas uma gestão remota pode fazer essa contratação possível.

Use inteligência artificial

Explore mecanismos digitais que consigam identificar perfis talentosos e comprometidos. Isso é possível por meio de algoritmos digitais que permitem avaliar resultados e desempenhos de colaboradores.

É possível trabalhar os feedbacks para premiar bons resultados ou alertar colaboradores sobre baixa produtividade.

Tenha soluções em nuvem

Reduza drasticamente documentos em papel e obtenha mais segurança na gestão de arquivos, comprovantes, relatórios e outros. A solução em nuvem permite acesso com senha, hierarquia de trabalho e backup inteligente.

Dessa forma, problemas como danos em equipamentos, incêndios, perdas e outros incidentes inesperados se restringem a custos pontuais de aparelhos sem perda de conteúdo empresarial.

Lidere no modo 4.0

Use recursos tecnológicos de auxílio para a coordenação de atividades de seleção e recrutamento de diferentes equipes. Também trabalhe mecanismos de treinamento e outras soluções para gestão de equipes.

Também é válido automatizar tarefas e gerenciar contas de login, e-mails de boas-vindas, cursos on-line e uma série de outras ferramentas que podem ser aplicadas para liderar pessoas de forma digital.

Se você ainda não aderiu à tecnologia por completo, o momento é esse. Encontre o insight e aprimore suas estratégias digitais para melhorar a eficácia dos seus planejamentos.

Ficou alguma dúvida sobre RH 4.0? Estamos aqui para ajudar, não deixe de entrar em contato conosco e prepare-se para montar times fantásticos!

ebook manual contratação eficiente