Escolha uma Página

O RH tem um papel fundamental na estratégia de um negócio. Por isso, cada vez mais, as empresas têm se preocupado em transformar sua atuação em algo menos burocrático e mais voltado para a resolução de problemas. Como resultado, essa transição tem dado espaço para uma nova versão do setor — o RH digital.

O RH digital é um agregado de soluções unidas à tecnologia que permitem tornar as atividades desse setor mais dinâmicas e alinhadas com as demandas atuais de mercado. Nesse sentido, o RH deixa de olhar exclusivamente para tarefas repetitivas e manuais e passa a olhar para aquilo que realmente impacta nos resultados da empresa.

Se você quer saber ainda mais sobre o RH digital, continue conosco. Neste post, você descobrirá o que é o RH digital, como ele funciona, suas principais ferramentas, por que ele é uma tendência e quais são as vantagens em utilizá-lo. Vamos conferir?

O que é o RH digital?

A tecnologia impactou todos os cenários mercadológicos e o ambiente interno das empresas, exigindo mais rapidez e flexibilidade para atender demandas e solucionar problemas. Não foi diferente com o RH.

Para corresponder às novas gerações de colaboradores, muito mais conectadas e dinâmicas, foi preciso realizar uma série de mudanças e transformações. O RH, como era conhecido há um tempo, deu espaço para um novo setor, presente e atuante junto à estratégia da empresa.

Para se adaptar à nova realidade, o setor teve que recorrer a soluções tecnológicas capazes de automatizar muitas de suas tarefas, aperfeiçoar a comunicação e melhorar a produtividade das equipes. Com isso, o RH tradicional cedeu espaço ao RH digital.

Nesse novo contexto, o RH reconhece o negócio como um todo, entende a importância de engajar colaboradores participativos, com visão empreendedora e sede de contribuição. Para isso, dispõe-se a melhorar a experiência do público interno e a desenvolver seus talentos.

Como ele funciona?

O RH digital se utiliza da tecnologia e de ferramentas específicas para automatizar processos, aumentar o engajamento, dar mais agilidade às equipes e melhorar a eficácia do trabalho. Os efeitos são a redução significativa do tempo gasto com algumas atividades, a consequente diminuição de custos e a maior produtividade.

Ao simplificar a rotina de trabalho, o RH digital direciona esforços para uma gestão estratégica do capital humano do negócio, desenvolvendo e aperfeiçoando suas equipes em busca de melhores resultados.

Um exemplo disso é a disponibilidade de informações dentro de uma empresa que utiliza um software de gestão integrada, que, com poucos cliques, consegue ter acesso a relatórios completos e relevantes. Algo que, há pouco tempo, demoraria horas ou até dias para ficar pronto.

Quais são suas principais ferramentas?

O RH digital utiliza diversas ferramentas interessantes que facilitam o dia a dia de trabalho e ajudam a desenvolver as equipes. Separamos algumas delas para você entender, brevemente, como funcionam:

  • games x gamificação: utilizada no processo seletivo ou na avaliação de desempenho, trata-se de uma ferramenta de jogos corporativos com a aplicação de princípios que proporcionam uma experiência de aprendizagem, motivação e obtenção de feedbacks;
  • recrutamento social: é uma metodologia utilizada para captar profissionais, principalmente das gerações Y e Z, para os processos seletivos por meio das mídias sociais, economizando tempo e recursos financeiros;
  • experiência mobile: trata-se de uma experiência baseada na tecnologia, que visa a facilitar o autoatendimento por parte dos colaboradores e a comunicação entre as equipes e os gestores por meio de aplicativos para smartphones ou outros dispositivos móveis;
  • people analytics: uma ferramenta poderosa de integração e cruzamento de dados voltados para a tomada de decisão, auxilia a antecipar tendências e mapear o comportamento e desenvolvimento interno dos colaboradores.

Por que é uma tendência?

O fato de o RH digital vir se transformando em uma tendência nas empresas se deve aos resultados positivos obtidos pelo uso das ferramentas e da implementação desse novo modelo de gestão humana.

As atividades do dia a dia de trabalho passam a ser mais eficazes, ágeis e, muitas vezes, mais inteligentes, como acontece com a tomada de decisão baseada em dados, por exemplo. Além disso, alguns recursos, como tempo, dinheiro e o próprio esforço humano, são poupados para serem aplicados em estratégia.

Além disso, o resultado pode ser percebido em pesquisas. Estudos indicados pela revista Exame apontam que empresas que apostam na eficiência do RH têm um desempenho econômico até duas vezes melhor do que aquelas que não o fazem.

Porém, não é só isso. Apostar no RH digital pode trazer muitos outros benefícios para a empresa, tanto em curto quanto em longo prazo. Continue conosco e confira!

Quais as vantagens em utilizar?

Análise em tempo real

Como já foi dito, há algum tempo, era um tanto quanto demorado obter alguns relatórios. Isso tornava a tomada de decisão mais lenta e, certas vezes, ineficaz. Com o RH digital, uma empresa que adota um sistema de informação integrado, como um ERP, descentraliza as informações, realizando seu compartilhamento instantâneo.

Relatórios de desempenho, sejam relacionados a capacitações, sejam relacionados a avaliações rotineiras, podem ser consultados imediatamente por gestores e líderes, assim como outros relatórios de acompanhamento, como os de metas ou a implementação de alguma nova prática.

Coleta de informações

Quanto mais robusto for o sistema de informação adotado, mais fácil será obter dados relevantes sobre o negócio. Por isso, é importante contar com um sistema integrado de gestão, que inclua informações sobre processos internos e externos fornecidos em meio virtual.

É importante que o profissional de RH consiga basear suas decisões estratégicas em dados precisos, tanto no que diz respeito às informações do próprio negócio como no que tange ao comportamento de consumo do seu público-alvo, por exemplo.

Integração de sistemas

Tal como foi citado, ter um sistema de informações integrado é de suma importância para o sucesso na tomada de decisões. Em empresas que optam pela utilização do ERP, por exemplo, é possível reunir dados de:

  • folha de pagamento;
  • horas extras;
  • ponto eletrônico e banco de horas;
  • cadastro de colaboradores;
  • cargos e salários.

Isso facilita a integração não só das informações, mas também dos setores, que passam a trabalhar melhor juntos.

Otimização do trabalho

No RH digital, utilizar sistemas integrados pode dar muito mais agilidade e precisão para algumas atividades — tal como avaliar qual é o profissional melhor capacitado para receber uma promoção, por exemplo, com base no seu histórico de desempenho, treinamentos e trajetória na empresa. Assim, fica muito mais fácil fazer escolhas acertadas, não é mesmo?

Atuação estratégica

Com o tempo economizado em atividades automatizadas pelo RH digital, as equipes têm disponibilidade para a dedicação à melhoria de processos, pensando em soluções inovadoras e no desenvolvimento humano da empresa.

Dessa forma, a atuação se volta mais à estratégia do que à operacionalização do RH propriamente dita.

Experiência tecnológica

A transformação do RH digital redesenha o cenário organizacional e traz consigo tecnologias inovadoras que mexem com a forma como as pessoas conhecem seu trabalho. Tecnologias móveis, serviços em nuvem, aplicativos e outras soluções tornam as informações muito mais flexíveis e disponíveis em tempo recorde.

Isso impacta a forma como as pessoas executam suas funções e promove maior satisfação com a própria capacidade de realização e agilidade. Além disso, torna o trabalho mais agradável, fácil e produtivo.

Agora que você já sabe como RH digital funciona e como ele pode ser aplicado na sua empresa, que tal entrar em contato conosco e deixar-nos ajudá-lo nessa missão?

ebook manual contratação eficiente