Escolha uma Página

A transformação digital tem alterado e aprimorado todos os setores e departamentos empresariais. Nessa perspectiva, tornar o RH moderno é um pressuposto para manter a qualidade de gestão e permanecer em evolução.

O HR Tech é uma tecnologia que aparece para auxiliar nessa modernização e ajudar o gestor a crescer em resultados e performance. Sobre essa tecnologia, algumas mudanças têm impactado positivamente no setor, e é importante que o profissional saiba se adaptar.

Pensando nessa demanda, trabalhamos um artigo com explicações essenciais sobre essas alterações. Uma visão geral, a aplicação e as soluções disponíveis serão exploradas para que você ganhe conhecimento sobre o assunto. Confira!

A visão geral sobre HR Tech

A transição entre o departamento pessoal e o RH moderno exigiu a adoção de tecnologias próprias para o desenvolvimento do setor. Nessa perspectiva, o HR Tech aparece como conceito de soluções digitais que auxilia na modernização tecnológica da área de recursos humanos.

Esse conjunto de soluções digitais abrange recursos estratégicos que auxiliam o gestor na tarefa de reduzir custos, inovar, elevar a eficiência e aprimorar a inteligência nos processos administrativos do RH.

Constatada a necessidade de alinhamento tecnológico de todos os setores e departamentos empresariais, a tecnologia HR Tech surge como uma tendência natural para qualquer profissional que almeja eliminar a burocratização e transformar colaboradores em aliados estratégicos.

Os impactos positivos dessa adoção envolvem melhorias e alinhamento sobre os aspectos de valores, cultura, missão e visão empresarial. A tecnologia torna a unicidade e a comunicação entre os setores mais simples nessas perspectivas e auxilia a gestão na análise de métricas e na elaboração de metas mais ousadas para superar desafios.

Finalmente, destacamos que o HR Tech contribui para um RH mais moderno e tecnológico também no sentido de aprimorar a gestão de pessoas. Como tecnologia enquadrada no conceito de quarta revolução industrial, essa inteligência contribui especialmente para:

  • absorver inovações tecnológicas;
  • reconfigurar métodos ultrapassados;
  • integrar pessoal mais qualificado;
  • mensurar e controlar números;
  • estabelecer novas metas e desafios.

A evolução tecnológica no setor de RH

A reconstrução da estratégia de recursos humanos foi impulsionada pela dificuldade de administração de excessivos mecanismos burocráticos e operacionais. O aumento expressivo de dados e informações, principalmente virtuais, trouxe essa necessidade e inegavelmente melhorou a gestão do setor de uma forma geral. Acompanhe alguns dos benefícios alcançados.

Fortalecimento de marca

Valorizar a ideia de marca empregadora melhora a imagem positiva em relação a candidatos externos e clientes. Dessa forma, entender a organização como um bom local para se trabalhar melhora a motivação das pessoas que buscam uma colocação, do público interessado na organização e o engajamento de colaboradores internos.

Essa técnica também é conhecida como employer branding e pode ser aplicada a qualquer organização. A partir disso, explorar valores, ideais e pensamentos da corporação ajuda a criar uma identidade com o público externo e aprimora a imagem positiva da empresa.

Automatização de processos

Especialmente nesse quesito, o gestor consegue melhorar rotinas e automatizar ações operacionais que demandam muito esforço manual. Essa redução de dedicação amplia o espaço para outras aplicações mais estratégicas e mentais que se relacionam à evolução intelectual da empresa.

Esse recurso também torna o RH moderno pois ajuda em ações importantes do processo seletivo, como a filtragem de currículos e um banco de informações. Especialmente por essas perspectivas é possível também direcionar ações comunicativas como e-mails e outras formas de comunicação com base tecnológica.

Gestão comportamental

O RH moderno tem trabalhado muito a avaliação comportamental que tem se mostrado uma estratégia mais eficiente na condução de processos seletivos. Esse modelo de recrutamento, por ser mais subjetivo, exige um controle mais inteligente e crítico sobre as capacidades de candidatos.

A tecnologia moderna contribui com ferramentas de mapeamento que propõem uma análise mais focada, de forma a identificar perfis com a energia adequada para a função adequada. Aspectos como tendências de comportamento, estilos de liderança e áreas de talento são algumas das questões digitalizadas para auxiliar no desenvolvimento da gestão.

A aplicação do HR Tech no setor de RH

O HR Tech ajuda a deixar o departamento mais moderno e tecnológico. Para o gestor, essa adoção gera desafios de implementação para o setor. A adaptação a essas mudanças pode acontecer de forma rápida quando se conhece os principais fatores de aplicação.

Como um processo seletivo ocorre em fases e etapas distintas, é necessário se concentrar em momentos que exigem mais controle técnico. Entre os estágios mais importantes destacamos a divulgação, a triagem, as entrevistas, a avaliação de perfil e os testes de seleção.

Todos são passíveis de digitalização, mas o processo de contratação geralmente demanda mais tempo e esforço. Nesse momento, as tecnologias de HR Tech são fundamentais para oferecer melhores bases de análise e otimizar tempos de resposta aos gestores.

As soluções de TI trabalham para melhorar a agilidade e aprimorar a combinação de informações por meio de métodos e procedimentos que contribuem em aspectos quantitativos (custos e tempo) e qualitativos (precisão de escolha).

As soluções disponíveis para o setor de RH

Algumas soluções tecnológicas já são utilizadas nos departamentos de RH e podem deixar o setor da empresa mais moderno e eficiente. A implementação de plataformas digitais deve ser gradativa e estratégica.

Essas soluções são oferecidas por empresas especializadas em processos seletivos e constroem uma base digital sólida para acompanhamento e novas implementações no setor de recursos humanos. A adoção de tecnologia por meio de organizações específicas pode trazer recursos que aprimoram:

  • a escolha de tecnologias apropriadas para a estratégia empresarial;
  • a gestão da mudança nos processos e nas rotinas de trabalho;
  • o planejamento de longo prazo e a sobrevivência das organizações;
  • o envolvimento da equipe, descentralizando decisões e trazendo mais sinergia.

Esses são os principais pontos para que você melhore o seu conhecimento sobre HR Tech. Pensar essa tecnologia em favor da gestão é muito importante para tornar seu trabalho mais eficiente. Portanto, considere bem as soluções disponíveis e tome a iniciativa para tornar o setor de RH mais moderno.

RH moderno e assuntos relacionados pautam o nosso calendário editorial. Se você quer se manter por dentro do assunto, vale a pena assinar nossa newsletter e enriquecer a sua base de pesquisas e estudos!

ebook manual contratação eficiente