Escolha uma Página

Atrair os olhares e o interesse dos profissionais certos é uma condição indispensável para as empresas que querem contratar talentos importantes. Para isso, é necessário desenvolver estratégias que aumentem a eficiência do recrutamento e contribuam para processos mais otimizados.

Como resultado, os negócios que investirem nesse aprimoramento perceberão o seu poder de atrair candidatos mais motivados com a empresa e, possivelmente, colaboradores engajados. Se você almeja essa realidade para a sua equipe, fique conosco.

Neste post, você vai conferir as principais dicas para aumentar a eficiência do recrutamento da sua empresa e melhorar significativamente a qualidade das contratações realizadas. Aproveite!

Fortaleça a marca empregadora

Employer branding é o nome dado à força de atração de candidatos que uma empresa tem, ou seja, sua marca empregadora. Quanto mais bem vista ela for pelos seus próprios colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade, em geral, maior a probabilidade das pessoas desejarem trabalhar nela.

Para isso, é necessário investir em uma boa reputação. Isso acontece pela aproximação prévia das empresas com os candidatos, por meio de diversas estratégias, como vídeos institucionais apresentando o negócio, seus valores, missão e visão, além da metodologia adotada no dia a dia de trabalho, por exemplo.

Adotar um bom conjunto de benefícios, promover um ambiente de trabalho saudável e desenvolver talentos são outras estratégias bastante utilizadas. Não existe uma regra, é preciso comunicar o modo de ser da sua empresa para que os profissionais possam se identificar com ele.

Conte com o auxílio de um software

Receber uma quantidade enorme de currículos pelo e-mail ou mesmo na sua versão física pode ser algo desastroso para eficiência do recrutamento. No entanto, pouco resolve culpar a forma como os currículos chegam até a empresa sem analisar como a vaga está sendo disponibilizada.

Conhecer os canais de divulgação e entender a forma como eles repercutem é essencial. Mas não é só isso. Se você quer que tanto o recebimento de currículos, quanto outras etapas do recrutamento e seleção ocorram de forma mais automatizada, é indispensável investir em um software de gestão do processo seletivo.

Essas plataformas e sistemas auxiliam muito na triagem de candidatos, possibilitando sua filtragem sob diversos requisitos. Além disso, permite comparar perfis, analisar cada um de acordo com as expectativas da empresa e gerar indicadores que poderão ser úteis para o negócio.

Invista em recrutamento online

Se automatizar a gestão do processo seletivo já é algo positivo, imagine o que o recrutamento online poderá fazer pela sua empresa. O espaço digital vem ganhando cada vez mais importância para atrair a atenção dos candidatos. Dessa forma, é essencial dominar as ferramentas tecnológicas para alcançar bons resultados.

Além da agilidade, o recrutamento online ajuda a reduzir custos para todos os envolvidos, já que dispensa a necessidade de deslocamento, permite a participação de candidatos de diferentes locais e ainda possibilita uma triagem inicial pela análise de vídeos de candidatura.

Tenha prazos e cronogramas definidos

Outra maneira de garantir a eficiência do recrutamento é atentar aos prazos e ao cronograma predefinido. O tempo de execução de um recrutamento diz muito sobre sua precisão e qualidade. Tanto aqueles muito lentos quanto os excessivamente rápidos podem prejudicar a decisão.

Rapidez, nesse caso, não significa qualidade. Assim como manter o processo aberto por muito tempo também não. Dessa forma, a solução é planejar o melhor prazo para cada etapa, de acordo com a necessidade da empresa, e segui-lo.

Avalie a necessidade de um recrutamento interno

Muitas empresas acabam procurando novos talentos “fora” por desconhecer o potencial do pessoal interno. Não são em todos os casos que a demanda pode ser suprida por quem é da casa, claro, mas em algumas situações, isso é possível.

Para tanto, é preciso analisar e mapear os perfis comportamentais existentes na equipe, assim como acompanhar a evolução de cada profissional. Isso exige proximidade do RH com os colaboradores e vasto conhecimento sobre ferramentas de avaliação, tanto de desempenho quanto comportamental.

Mapeie o perfil desejado

Você já viu que o mapeamento de perfis é importante para a eficiência do recrutamento. Ele é indicado para conhecer exatamente o padrão de comportamento do profissional desejado pela empresa. Isso está muito atrelado à estratégia do negócio, que deve levar em consideração os seus valores ao eleger suas equipes.

Do contrário, o que acontece é um possível desalinhamento entre as expectativas da empresa e a entrega do novo funcionário. Muitas vezes, as equipes de RH dedicam muito tempo definindo requisitos técnicos para os candidatos, como formações, experiências, habilidades e treinamentos anteriores, mas esquecem de considerar suas inclinações, valores, inteligência emocional etc.

É preciso ter em mente que a empresa necessita de profissionais com um grande potencial a ser desenvolvido, mesmo que ele ainda não esteja no ápice. Afinal, é mais simples treinar capacidades técnicas do que estimular mudanças de comportamento e mindest, por exemplo.

Considere um serviço especializado

Se todas essas informações parecem complexas, ou mesmo que a equipe de RH não tenha segurança na otimização dos processos, é importante buscar suporte de uma consultoria ou serviço especializado. Delegar essa etapa pode garantir a eficiência do recrutamento.

Isso porque um especialista, com know-how na área, além de um vasto banco de dados, pode agilizar muitos aspectos e atribuir mais precisão ao recrutamento. Além disso, a sua empresa terá melhores condições para se concentrar na sua atividade-fim, ou seja, na estratégia do negócio.

Como benefícios, a escolha de terceirizar o recrutamento:

  • reduz custos, redirecionando todos os gastos para a empresa contratada;
  • otimiza o tempo e os esforços dos colaboradores para as atividades essenciais do negócio;
  • garante a excelência de quem já tem experiência na área.

No fim, garantir a eficiência do recrutamento é menos difícil do que parece e, com a ajuda certa, pode se tornar um diferencial para a sua empresa. Investir na captação dos profissionais certos é a base para o desenvolvimento de serviços de qualidade e resultados cada vez mais satisfatórios.

Para expandir ainda mais o potencial de eficiência do recrutamento, você pode aderir a uma plataforma online, que agiliza e facilita diversas etapas do processo. Quer saber mais sobre como isso funciona e os benefícios que pode gerar para a sua empresa? Entre em contato conosco!

anuncie sua vaga no recruta simples