Escolha uma Página

O processo de recrutamento e seleção envolve diversas ações estratégicas para compor o maior bem de qualquer empresa que são as pessoas.

O olho clínico do RH é fundamental na atração, seleção e gestão dos candidatos no processo. Nesta cadeia, algo que merece atenção redobrada é como analisar os currículos. Isso porque está cada vez mais comum captar muitos currículos, com ferramentas de divulgação de vagas

Embora ao longo da história diversas modificações apareceram para tornar as atividades do RH mais assertivas e eficientes, a mente humana ainda não pode ser substituída.

“O RH enfrenta o desafio de analisar normalmente um volume muito grande de currículos para uma vaga, o que prejudica a qualidade da avaliação.” diz Mariana Dias, CEO & Co-fundadora da Gupy.

Para ajudar nesta tarefa de seleção, separamos um conjunto de dicas e pontos de atenção que você não pode deixar passar. Se prepare e boas contratações!

 

Antes de analisar os currículos: planeje-se

 

O trabalho prévio à análise é fundamental. Fazer uma boa definição da vaga vai determinar se sua avaliação vai chegar ao resultado esperado ou não. Para isso, é importante ter clareza do que você espera dos candidatos em termos de habilidades e perfil.

Qual é a formação esperada? Idioma? Habilidades? Qual estilo de trabalho que mais combina com um profissional da sua empresa e da área com a vaga aberta? Quais prioridades são básicas e devem filtrar os candidatos?

Ter todos estes critérios claros vai ajudar você a realizar julgamentos equilibrados entre os candidatos. Uma dica aqui é deixar tudo isso bem anotado para também comunicar os gestores depois que a etapa de triagem acabar e os candidatos forem para as entrevistas.

Se você é do RH, não se esqueça que é também seu papel ensinar o resto da liderança a como analisar os currículos de forma assertiva.

 

Com o currículo na mão, o que olhar?


Escolaridade

Observe qual é a escolaridade do candidato em questão. Provavelmente este ponto já deve funcionar como uma grande peneira para seus pool de pessoas. Não esqueça de conferir se os empregos anteriores estão alinhados com o grau de formação do candidato. Isso pode mostrar tanto a ambição do candidato, como se ele está seguindo uma trilha de carreira em uma área específica.

Estabilidade

De atenção à ordem cronológica descrita no currículos do candidato. Encontrar uma evolução na trilha de carreira do candidato é fundamental para entender seu potencial de performance.

Atividades

Cuidado para não se impressionar com títulos e cargos das atividades. É na descrição que você precisa entender realmente o que ele realizou na prática. A síntese do trabalho do candidato mostrará seu perfil, habilidades e aprendizados.

Cursos, prêmios e especializações

Estas podem ser grandes amostras da garra do candidato. Pessoas com sede por aprendizado são o sonho de todo RH. Busque entender a relação das capacitações do candidato e suas experiências anteriores. Pessoas que procuram complementar suas capacidades para entregar mais resultado podem ter grande potencial de crescimento.

Ao mesmo tempo, tome cuidado com candidatos que preenchem lacunas de tempo sem grande ligação com sua vida profissional. Atente também se os cursos foram finalizados antes de se encantar com a quantidade de coisas feitas.

 

Pontos de alerta

 


Na hora de colocar em prática o como analisar os currículos, existem alguns pontos que merecem uma atenção. Os de maior destaque são:

  • Candidatos com intervalos de tempo entre empregos sem explicação
  • Número excessivo de mudanças de emprego
  • Erros gramaticais, ortográficos ou de digitação
  • Falta de clareza nas frases para deixar claro o que realmente foi executado e entregue pelo colaborador
  • Excesso de atividades com resultados atribuídos ao time e não a própria pessoa
  • Falta de evolução na carreira profissional
  • Expectativa de salário e realidade na sua empresa


Entretanto, não tire tire conclusões precipitadas caso encontre um ou mais dos alertas acima. Todas as dúvidas e imprecisões presentes no currículo de um candidato podem ser tiradas com uma conversa. Uma pessoa com pouco tempo de empresa, por exemplo, pode ter saído devido a cortes em massa de funcionários e não performance. Desta forma, é importante investigar para ter plena certeza dos motivos.

 

Dicas para uma análise de currículos eficiente:

 

  • Faça follow up com ligações telefônicas para tirar dúvidas antes de chamar para entrevista. Isso te ajudará a economizar tempo e agendar menos contatos presenciais
  • Mantenha o foco com a vaga que está procurando. Se encontrar pessoas que acha adequadas para outras vagas da sua empresa, guarde os currículos para voltar a olhar quando a posição em questão estiver preenchida
  • Se ainda não encontrou a pessoa ideal, amplie o prazo e reinicie o processo de divulgação
  • Não esqueça NUNCA do feedback. Este é um ponto fundamental para uma marca empregadora forte e a principal reclamação dos candidatos em processos seletivos
  • Centralize os currículos recebidos e os organize para fazer uma boa gestão e compartilhamento

 

Outra dica é contar com softwares para automatizar o processo. Eles podem de forma automática centralizar os currículos recebidos e te oferecer mais agilidade na análise por parte do RH e gestores. Inclusive, alguns sistemas contam com Inteligência Artificial para priorizar quais currículos você deve olhar antes e economizar seu tempo de triagem.

 

__________

 

Gostou das dicas? Está claro para você Como analisar os currículos da sua próxima vaga?

Então compartilhe o post nas suas redes sociais e boas contratações!

 

 

kit checklist + template - anunciar vagas