Escolha uma Página

Os processos de seleção a um cargo em aberto em uma empresa demandam um tempo considerável da rotina dos profissionais do departamento responsável. Muitas vezes os custos são altos e resultam em uma contratação inadequada. Para solucionar esse problema, é importante contar com um sistema de recrutamento e seleção.

A solução foi criada para que as organizações consigam extrair os melhores candidatos disponíveis no mercado com mais efetividade, gastando menos o tempo e menos recursos da empresa.

Continue a leitura deste artigo e saiba o que são esses softwares, seus benefícios e como eles funcionam!

O que é um sistema de recrutamento e seleção?

O sistema de recrutamento e seleção consiste em uma ferramenta tecnológica que funciona integrada a outras plataformas e funções. Essas plataformas podem ser as páginas que a empresa utiliza para divulgar suas vagas e recrutar novos talentos, e as funções podem ser definidas como os processos de contratação. Algumas delas são:

  • veicular as vagas de maneira centralizada nos principais portais, aumentando as possibilidades de atrair os melhores talentos disponíveis no mercado;
  • fazer a triagem automática dos currículos de acordo com o perfil desejado pela empresa;
  • criar um cronograma para os processos seletivos;
  • mensurar os indicadores de recrutamento e seleção.

Perceba que o software otimiza as atividades relacionadas ao recrutamento, facilitando desde as etapas iniciais até as finais.

Quais são as vantagens de utilizar esses sistemas?

Para uma melhor compreensão dos benefícios que o uso de um sistema de recrutamento e seleção podem promover para a empresa, separamos 4 dessas vantagens. Veja:

Aumento da produtividade

De um modo geral, as atividades corporativas têm uma parcela do seu expediente destinada às práticas improdutivas. São diversos motivos que levam ao declínio na produtividade, entre eles o retrabalho, que é o que acontece com as atividades de contratação.

Cada vez que um novo colaborador precisa ser efetivado, toda a estruturação inicia do zero: anúncio da vaga, triagem do currículo, processo de entrevistas, entre outros. Contudo, o uso de softwares otimiza esse processo, fazendo com que a rotina se torne mais produtiva.

Isso acontece porque o sistema estrutura todo o processo e tem algumas funções automáticas, como a triagem dos currículos. Além disso, pode criar um histórico de contratações que colabora para que os próximos recrutamentos aconteçam com mais agilidade.

Melhoria contínua do processo de seleção

Empresas que desejam se manter competitivas perante a concorrência precisam progredir sempre, o esse progresso também deve ser uma prioridade quando se trata do departamento de RH.

Como o sistema de recrutamento e seleção faz um levantamento das principais métricas e dos indicadores de desempenho, o gestor consegue avaliar constantemente o que está dando certo e em que pontos se apresentam as falhas. Dessa forma, pode fazer as melhorias necessárias, potencializar o que já está adequado e estabelecer um processo de melhoria contínua.

Facilidade na contratação de acordo com o fit cultural

Você já ouviu falar em fit cultural? O seu conceito básico é a contratação de profissionais com valores e hábitos alinhados à cultura da empresa, atuando de maneira linear ao negócio.

Para que esse alinhamento possa ser identificado com maestria, não basta que o recrutador acredite apenas na sua intuição. As modernas ferramentas proporcionadas pelos sistemas de recrutamento, ao aperfeiçoar a triagem dos currículos, conseguem fazer o monitoramento das competências necessárias atribuídas previamente pelo gestor.

Vale lembrar que contratações certeiras colaboram com a manutenção do clima organizacional, aumentando a produtividade e proporcionando mais engajamento entre os colaboradores.

Modernização nas práticas de RH

A modernização nas práticas do departamento de recursos humanos é um benefício que abrange o setor como um todo.

Quando a tecnologia é usada para otimizar os processos, os métodos tradicionais se tornam mais ágeis, os papéis diminuem, os custos são reduzidos e os resultados são alcançados com mais firmeza e rapidez.

Como esses sistemas funcionam?

Agora que você já sabe o que é quais são os benefícios que esses sistemas podem gerar para as empresas, que tal conferir como é o funcionamento de 3 funções básicas e extremamente relevantes para a rotina do RH?

Divulgação estratégica

A publicação de vagas pelas plataformas de emprego é uma prática cada vez mais comum. Cada vez menos se notam pessoas com os currículos embaixo dos braços, pois os próprios candidatos procuram novas oportunidades por meio da internet.

O sistema de recrutamento e seleção atua como uma forma eficiente de centralizar as vagas nesses portais. Por meio deles é possível disparar a mesma vaga em vários sites com poucos cliques, economizando bastante tempo.

Triagem de currículos

Depois da divulgação, é normal que a empresa receba uma grande quantidade de currículos. É nessa etapa que inicia o processo de triagem, em que devem passar apenas os perfis compatíveis com a vaga e com a empresa.

O processo é um dos mais demorados em uma seleção, pois cada currículo precisa ser analisado e selecionado, mas os sistemas permitem a automatização dessa prática. Filtros avançados identificam os melhores candidatos, descartando aqueles que não se encaixam no perfil definido pela empresa.

Levantamento dos indicadores de desempenho

Métricas de avaliação e indicadores de desempenho são ferramentas de extrema relevância para os processos de recrutamento e seleção, pois ajudam na identificação de informações relevantes para a empresa, como as funções que apresentam um índice elevado de turnover.

Percentual de vagas abertas, finalizadas no prazo, canceladas ou que demoraram um tempo além do esperado também são apresentadas e ajudam a corrigir as falhas no setor. Quando os números apontam o que está adequado ou não, fica mais fácil agir corretamente e com agilidade, possibilitando a obtenção dos melhores resultados futuros.

Percebeu como um sistema de recrutamento e seleção pode ser vantajoso para a sua empresa e impactar diretamente nos resultados do negócio? Acertar nas contratações é imprescindível para formar boas equipes, manter um bom clima organizacional e proporcionar a redução de gastos e o aumento da produtividade.

Para ter acesso a todos esses benefícios e atingir os seus objetivos na hora da contratação de novos funcionários, indicamos a plataforma Recruta Simples. Entre em contato conosco e saiba mais sobre as funcionalidades da plataforma!

anuncie sua vaga no recruta simples