Escolha uma Página

Encontrar candidatos qualificados para uma vaga não é tarefa fácil, e você bem sabe disso. Se, em condições normais, a atividade já gera dores de cabeça para o setor de Recursos Humanos, quando o objetivo é a ocupação de altos cargos ou que exigem grande especialização, a busca torna-se ainda mais complicada. É nesse momento que surge o termo hunting. No entanto, você sabe o que é hunting, afinal?

Neste artigo, abordaremos uma das técnicas mais eficientes na busca pelo profissional ideal. Saiba o que é hunting, como funciona um processo de seleção com base em hunting e os benefícios dessa prática!

Afinal, o que é hunting?

Hunting é a prática de ir atrás dos melhores candidatos de forma ativa, encontrando aqueles que mais se ajustam ao perfil da vaga. Diferentemente dos processos de recrutamento e seleção tradicionais, em que os candidatos inscrevem-se em determinada empresa e realizam as etapas do processo seletivo, no hunting, o contato parte do setor de Recursos Humanos.

O RH é responsável por encontrar, abordar e oferecer uma proposta ao profissional ideal. Esse pode estar ou não em busca de um emprego, assim, cabe à organização ter assertividade na escolha do candidato e oferecer uma oferta competitiva.

Como funciona o hunting na prática?

A tradução do termo já dá um indício de como funciona o hunting: caça! Mas não se assuste — apesar de denotar certa agressividade, o hunting deve ser feito com cuidado e tato, principalmente na abordagem aos profissionais.

O hunting inicia-se com o desenho da vaga: qual o perfil do candidato que deve preenchê-la? Quais competências e habilidades ele deve ter? Essa etapa deve ser acordada entre setor de RH e os setores operacionais.

Em seguida, é realizada uma busca por candidatos com os perfis mais próximos. Eles podem ser encontrados no cadastro de empresa, em perfis de redes sociais profissionais ou em sites que intermedeiam o relacionamento entre companhia e candidato.  Com o candidato perfeito em vista, realiza-se a abordagem, que pode ser por e-mail ou por uma ligação.

Quais os benefícios de apostar no hunting?

Dentre os benefícios de utilizar o hunting na seleção de profissionais, estão:

Maior assertividade na contratação

Na busca ativa do hunting, é possível selecionar os profissionais que atendam as expectativas da empresa. As chances de contratação errônea diminuem, já que os critérios para a vaga e as competências do profissional são amplamente conhecidos.

Preenchimento de vagas estratégicas

Preencher vagas estratégicas é uma das tarefas mais difíceis para o RH. Elas demandam o encontro de profissionais com características muito específicas, que dificilmente inscrevem-se em seleções tradicionais. Encontrar talentos ou profissionais aptos à ocupação de altos cargos fica muito mais fácil.

Diminuição de tempo e do uso de recursos em processos seletivos

Trabalhando ativamente pela busca do melhor perfil, diminui-se o tempo gasto em processos seletivos dos quais participam profissionais que não têm a ver com a vaga anunciada. Eliminando a fase de triagem de currículo e outras etapas iniciais, economiza-se tempo, além de recursos humanos e financeiros, nos processos de seleção.

Saber o que é hunting e como aplicá-lo à sua empresa é fundamental. A estratégia é uma carta na manga para os profissionais de RH que querem contratar com assertividade e no menor tempo possível. Aplique-a e veja os resultados!

Gostou do conteúdo? Aprenda mais sobre como otimizar os seus processos seletivos! Confira o passo a passo de como anunciar bem suas vagas de emprego!

 

 

kit checklist + template - anunciar vagas