Escolha uma Página

Uma das práticas mais conhecidas em empresas que buscam destaque no mercado é a seleção e recrutamento a distância. Esse tipo de recrutamento só é possível graças ao avanço tecnológico, que trouxe recursos que viabilizam o contato com pessoas de diferentes lugares.

Dessa forma, as empresas encontraram inúmeras possibilidades para se comunicarem com candidatos, adaptando o processo seletivo ao método a distância, para que atenda a todos os critérios e necessidades que a organização precisa.

Muitos recrutadores aproveitam a comunicação via web para terem seus primeiros contatos com candidatos. Isso lhes poupa tempo e traz os mesmos resultados de uma primeira conversa. Além disso, esse tipo de recrutamento e seleção oferece outras possibilidades, que vamos abordar com mais detalhes a seguir. Acompanhe!

Divulgação das vagas online

O processo de contratação começa antes do primeiro contato com os candidatos. Desde o momento em que se cria uma vaga e começa a divulgá-la, já começa o recrutamento. A escolha da internet como meio de divulgação da vaga já é uma realidade de qualquer empresa. Contudo, ela pode anteceder uma seleção e recrutamento presencial ou a distância.

Independentemente dos próximos passos, o ambiente virtual e seus recursos, como e-mail, plataformas de vagas, fanpages, LinkedIn ou comunidades em redes sociais são a maneira mais efetiva de alcançar profissionais qualificados, segmentados e antenados com o que acontece na sua área de atuação.

Redução de custos

De tão familiarizados que estamos com o ambiente virtual, a realização dos processos seletivos a distância se tornou a nova maneira de contratar um candidato. Além dos benefícios com a capacidade de alcance que a internet tem, maior que de um jornal ou anúncio local, existe a grande vantagem de não agregar nenhum custo à empresa.

A cada nova vaga aberta, um novo processo é aberto. Portanto, é preciso reduzir de forma estratégica possíveis fontes de despesa que não sejam tão necessárias. Sem dúvida, uma empresa pode substituir quase todos os seus canais pagos de anúncio físico pela divulgação no ambiente digital. Basta saber onde e de que maneira divulgar sua vaga.

Avaliação prévia do candidato

Assim como a etapa de triagem de currículos pode ser feita a distância, os primeiros contatos também podem ser agendados em forma de videoconferência por meio de ferramentas como o Skype por exemplo.

Esse primeiro contato acontece muito mais rápido do que se for necessária a presença de cada um dos candidatos. Como resultado, o que levaria cerca de um dia inteiro para acontecer pode ser feito a cada 30 minutos, sem precisar sair do lugar.

Além de ser positivo para a empresa, é uma excelente oportunidade para profissionais qualificados com pouca disponibilidade de tempo se apresentarem e mostrarem suas qualidades.

Diferentes mídias disponíveis

Hoje, o ambiente virtual traz inúmeras ferramentas, criando uma série de possibilidades diferentes para quem deseja implementar a seleção e recrutamento a distância na sua empresa.

Assim como as ferramentas de videoconferência, as plataformas de divulgação de vagas e os aplicativos de comunicação, há também softwares que oferecem funções mais específicas para o RH, agregando avaliações de personalidade ao processo, bem como de habilidades e comportamentos.

Com isso, podemos dizer que o que ocorre não é uma simplificação do processo seletivo, mas uma migração de muitos dos processos do RH para o ambiente digital, inclusive, de recursos fidedignos e essenciais para a avaliação de talentos.

Inovação tecnológica para o RH

Pensando de maneira geral, trata-se de mais um passo do setor de Recursos Humanos em direção à modernização, pois simboliza maior capacidade de inovação para a área, com resultados garantidos e precisos.

Para quem trabalha no setor, é mais uma facilidade que torna a sua rotina mais dinâmica e voltada para questões relevantes para a empresa como um todo, como as estratégias de gestão de pessoas e negócios.

Isso não significa que a seleção e recrutamento de talentos não seja estratégica. O que ocorre, na verdade, é a modernização das etapas de processos seletivos, gerando uma simplificação apenas na execução e não na relevância da operação em si.

Terceirização do processo de seleção e recrutamento a distância

Outra possibilidade que a seleção e recrutamento a distância traz ao setor é a possibilidade de terceirizar etapas do processo seletivo. Uma empresa pode contratar determinado grupo especializado em processos de RH, cuja qualificação é comprovada, e alcançar os resultados que espera com as novas contratações.

Todos sabemos que o processo de triagem, por exemplo, é bastante trabalhoso e de pequena complexidade. Tarefas como essas podem ser feitas por profissionais contratados e a equipe de RH se ocupar com todo o desenho por trás da seleção, o que realmente determina a qualidade das contratações.

Vale ressaltar que esse desenho envolve ações como:

  • traçar competências e habilidades desejadas;
  • mapear perfil comportamental;
  • escolher um ou mais métodos de avaliação;
  • avaliar a personalidade etc.;

Ao pensarmos em todo esse volume de trabalho, principalmente, em empresas que devem ter grande empenho comercial e estratégico, fica clara a vantagem de ter um parceiro qualificado para operacionalizar parte da seleção e recrutamento a distância.

Atendimento humanizado

Sim, por menos óbvio que pareça ser, vamos explicar por que o recrutamento a distância pode ser mais humanizado. O dia a dia corrido das empresas e, em especial, do RH, gera uma sobrecarga de tarefas que reflete diretamente na maneira pela qual as pessoas se relacionam. Quanto mais sobrecarregado um setor estiver, mais mecanicista ele será.

Com isso, o que se vê nas empresas atualmente é que a tecnologia está permitindo que o atendimento humanizado seja resgatado sem que, necessariamente, se perca o foco das metas de negócios.

Isso ocorre porque a tecnologia se encarrega da parte “chata” e garante resultados tão surpreendentes que permitem jornadas de trabalho mais flexíveis, tratamentos menos formais, menor hierarquia, entre outras características da cultura digital.

Além disso, as empresas terceirizadas que oferecem esse tipo de trabalho específico do RH trabalham com abordagens eficientes e humanizadas. Como se pode ver, a seleção e recrutamento a distância são mais do que facilitadores, afinal, são pilares estratégicos do novo RH.

Tem interesse em conhecer um parceiro para o seu RH? Entre em contato conosco e conheça os nossos métodos!

anuncie sua vaga no recruta simples