Escolha uma Página

Os tipos de recrutamento adotados por uma empresa podem fazer toda a diferença nos níveis de engajamento dos funcionários, na redução de custos e na otimização da rotina do departamento de recursos humanos.

Recrutar internamente, externamente, de maneira mista ou on-line pode parecer apenas opções de escolha, mas a realidade é que cada modelo é compatível com um objetivo específico.

No texto de hoje, você vai descobrir as principais características de cada um, como funcionam e quais os benefícios que podem gerar. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Recrutamento interno

Esse é um dos tipos de recrutamento mais utilizados em processos destinados à seleção de colaboradores que desejam mudar de cargo ou almejam uma promoção.

O recrutamento interno é um modelo bastante utilizado, e muitas empresas direcionam seus cargos de liderança somente para aqueles que já fazem parte da companhia, por meio de um plano de carreira respeitoso e eficiente.

Metodologia

O plano de carreira consiste em um benefício em que os funcionários conhecem a hierarquia da empresa e as etapas necessárias para atingir determinado cargo. Entretanto, esse processo deve ser realizado com bastante cautela.

É preciso que os critérios sejam estabelecidos com clareza para que os colaboradores não se acomodem e estejam conscientes dos requisitos básicos para conquistar novas posições dentro da empresa.

É necessário ter um método de avaliação de desempenho, uma política de comunicação eficiente e tempo hábil para candidaturas após a abertura das vagas. A organização precisa ter em mente a obrigação de ser justa, tomando cuidado para não dar início a esses procedimentos quando há funcionários em férias, o que impossibilita a candidatura.

Outro método possível é o de indicação ou avaliação de metas, pelo qual o rendimento do indivíduo é avaliado antes de a vaga ser oferecida.

Benefícios do recrutamento interno

Os benefícios do recrutamento interno não se relacionam somente às vantagens de ter colaboradores de confiança em cargos de liderança e supervisão.

Atualmente, atrair os melhores profissionais disponíveis no mercado não se resume apenas às questões salariais. A gestão de benefícios está intimamente ligada ao nível de engajamento dos funcionários e, nesse contexto, ao aumento dos resultados positivos. Essas atitudes diminuem consideravelmente o índice de turnover, com candidatos que já entram na empresa com o foco em crescer e se sentem valorizados.

Outro ponto a ser considerado é a redução de custos nos processos de recrutamento e na folha salarial. Isso acontece porque não é preciso iniciar uma seleção do zero, uma vez que cada colaborador interessado tem um histórico dentro da empresa.

O funcionário continua recebendo os mesmos benefícios e há um acréscimo de salário, não sendo necessário arcar com os processos burocráticos de uma nova contratação e outros encargos ao acrescentar um novo indivíduo ao quadro.

Além disso, essa pessoa já conhece a forma de trabalho da empresa, está integrada às equipes e pode ter participado previamente dos treinamentos. É uma economia que vai além do bolso, mas também do tempo.

Recrutamento externo

Recrutamento externo é o processo que visa à contratação de profissionais disponíveis no mercado de trabalho, com qualificações específicas, que atendam aos quesitos de experiência e perfil previamente estabelecidos pelo contratante.

O método de seleção de novos perfis se dá por meio da divulgação das vagas em sites especializados, no portal da empresa, LinkedIn ou contratando uma empresa expert em recrutamento.

Esse é um dos tipos de recrutamento que beneficiam a empresa em vários sentidos. A entrada de novos talentos promove a renovação de ideias e possibilita que práticas internas sejam modificadas para melhor.

Um novo colaborador, quando bem escolhido, consegue enriquecer os métodos tradicionais da empresa e ajudar na solução de problemas porque, ao trazer uma visão de fora, consegue observar e destacar elementos que podem passar despercebidos pelas equipes atuantes.

Recrutar externamente, em geral, é uma medida para os cargos de base da pirâmide ou novas funções, em que os colaboradores que já fazem parte do quadro de funcionários não têm a formação necessária para ocupar a posição.

Recrutamento misto

Como o próprio nome sugere, o recrutamento misto é a combinação entre os processos interno e externo, e muito utilizado quando o primeiro método escolhido não atinge o objetivo esperado.

Ou seja, a empresa procura talentos de fora quando não encontra um colaborador adequado para assumir uma nova função ou resolve iniciar um processo interno caso a seleção externa não revele o perfil adequado.

A metodologia também pode ser aplicada em conjunto, mas com cautela para não frustrar os que já são funcionários. Ainda assim tem seus benefícios. A variedade de candidatos pode ser bastante vantajosa para as empresas que procuram perfis e habilidades específicas.

Recrutamento on-line

Dentre tantos tipos de recrutamento, a tecnologia trouxe uma experiência inovadora para os processos de seleção: o recrutamento on-line.

A metodologia consiste em realizar os procedimentos de contratação via internet, sejam eles de recrutamento interno, externo ou misto. As ofertas de trabalho podem ser divulgadas no local em que a empresa desejar, desde sites especializados em anúncios de vagas de emprego ou o sistema interno da empresa.

Os candidatos passam por uma série de testes virtuais eliminatórios, não precisando sair de casa ou de seus postos na empresa para realizá-los. Por meio deles, é feita a triagem antes das entrevistas finais, que podem ser realizadas por ferramentas como o Skype.

Benefícios do recrutamento on-line

Recrutar por meio da internet é muito vantajoso. O processo torna-se mais rápido, uma vez que, com o uso de softwares adequados, os candidatos cujas respostas não se enquadram no perfil desejado para o cargo ou não têm o conhecimento necessário são automaticamente eliminados.

Empresas que estão buscando habilidades específicas também saem ganhando. Não existem limites geográficos na web, logo a possibilidade de alcançar grande número de candidatos é real e muito útil nos casos em que a região ainda não tem muitos profissionais formados na área em questão.

Outro ponto relevante é a redução de custos e a otimização do tempo de trabalho. Uma vez que a equipe precisa apenas da internet e de uma boa plataforma de recrutamento, o aluguel de salas, o uso de material de escritório e a contratação de uma agência terceirizada são dispensáveis.

Como a automatização possibilita o uso de filtros aplicados às candidaturas, apenas os profissionais que se identificam com os requisitos passam para as próximas etapas, poupando o departamento pessoal de fazer a conferência dos resultados. Com isso, podem se dedicar às últimas etapas e a outras ações pertinentes ao setor.

Recrutamento certo para cada empresa

Não existe uma regra que defina o modelo de recrutamento ideal para cada empresa. Seja de porte pequeno, médio ou grande, o importante é que o processo seja eficiente.

Entretanto, é importante salientar que o recrutamento on-line é tendência no mercado, e várias empresas já adotam a prática para descobrir os profissionais ideais para o exercício das funções oferecidas.

Melhores plataformas

Uma empresa sempre pode divulgar as vagas no próprio site ou onde desejar, mas, já que o assunto é economia de tempo e dinheiro, o ideal é contar com o auxílio de plataformas especializadas.

Além de divulgar as vagas em uma ampla variedade de sites, isso possibilita que os currículos sejam enviados para o mesmo local para avaliação. Ou seja, quanto mais portais exibirem a oportunidade, mais alta será a chance de encontrar o profissional ideal.

A Recruta Simples é um exemplo de plataforma voltada para esse trabalho, pois a vaga é anunciada em mais de 100 sites de emprego, oferecendo uma série de funcionalidades para que as companhias gastem menos e acertem mais.

Os tipos de recrutamento devem ser avaliados e adotados conforme a necessidade e o perfil da empresa sem desconsiderar as vantagens de cada um deles.

Se você ficou interessado em conhecer nosso trabalho, entre em contato conosco!

anuncie sua vaga no recruta simples