Escolha uma Página

A cultura organizacional é vista como algo superficial em muitos setores. Porém, esse é um aspecto importante para o bom desenvolvimento e crescimento dos negócios, já que a cultura de uma empresa representa o conjunto de crenças, normas e ações presentes no cotidiano dentro da organização. Para isso, na hora de contratar, é importante fazer uma entrevista de cultura.

Isso é necessário para que a equipe esteja alinhada aos valores organizacionais. Sendo assim, uma entrevista de cultura é a forma ideal de analisar o fit cultural de um candidato.

Se você nem imagina como fazer isso da melhor forma possível, não precisa se preocupar. Hoje vamos contar exatamente o que você pode fazer para acertar na contratação de pessoas que conseguirão pensar e agir de forma que ajude na prosperidade empresarial. Confira!

O que significa fit cultural?

Em poucas palavras, o fit cultural está relacionado à afinidade do candidato em relação aos valores da empresa. Esse conceito envolve a linguagem, a postura, as atitudes e o comportamento do profissional, de forma que os responsáveis pela contratação saibam se estão contratando alguém que se encaixa no perfil que a empresa deseja.

Por conta disso, o fit cultural é um aspecto cada vez mais presente no mundo dos negócios. Afinal, a presença de funcionários que estejam de acordo com o posicionamento e as diretrizes da organização é essencial para que o trabalho seja bem desenvolvido.

Quando esse aspecto não é tratado com a relevância que possui, é comum que funcionários com perfis desalinhados aos objetivos da instituição sejam contratados, o que pode trazer pontos negativos, como falta de comprometimento, falta de harmonia no dia a dia com outros membros da equipe e dificuldades de adaptação.

Por outro lado, quando o fit cultural é analisado em uma entrevista, existem vantagens tanto para o empregador, quanto para quem será contratado, promovendo maior fluidez no trabalho e um ambiente propício para o sucesso.

Sabendo disso, pode ser que você tenha interesse em saber como fazer essa análise durante a seleção de talentos, certo? Boas notícias: separamos as melhores dicas para que você possa fazer uma entrevista de cultura com sucesso! Mas, antes de tudo, provavelmente há uma dúvida surgindo na sua cabeça e ela precisa ser respondida.

O que é uma entrevista de cultura?

Conhecer as qualificações do candidato e entender seu histórico profissional são atitudes primordiais em uma entrevista de emprego, mas isso não é o bastante para saber se aquela pessoa realmente está pronta para fazer parte do quadro de novos funcionários. Considerando a necessidade de contratar alguém com um perfil alinhado ao da organização, a entrevista de cultura é uma ferramenta indispensável.

Essa entrevista tem o objetivo de analisar o fit cultural de quem se candidatou à vaga. Por esse motivo, as perguntas feitas envolvem mais que os dados do currículo. É preciso identificar os objetivos, metas e valores da pessoa, possibilitando uma boa compreensão comportamental do indivíduo.

Quais são as vantagens de uma entrevista de cultura?

Por ser o momento ideal para que o fit cultural seja analisado pelo recrutador, a entrevista de cultura apresenta benefícios a curto, médio e a longo prazo. Veja abaixo as principais vantagens desse procedimento.

1. Diminuição de turnover

O fluxo de entradas e saídas de funcionários em um curto período pode ser prejudicial para a empresa. Além dos custos com novas contratações e do impacto causado ao setor de RH, o turnover também é um fator que atrapalha o desenvolvimento e a produtividade de toda a equipe de trabalho.

Quando a entrevista de cultura é feita, as chances disso acontecer são menores, haja vista que a contratação será mais criteriosa e o quadro de funcionários será preenchido por profissionais adequados para as vagas que foram ofertadas. Ou seja: mais assertividade, menos demissões.

2. Retenção de talentos

Pessoas satisfeitas dificilmente saem em busca de outras oportunidades. Ao contratar alguém que se identifica com as características da empresa e que sente que está no lugar certo, a permanência desse funcionário e a vontade de se dedicar ao seu trabalho serão muito maiores do que o esperado.

3. Contratações eficazes

Formar uma boa equipe não é tarefa fácil. Porém, quando esse processo ocorre de forma precisa, os funcionários sempre terão pontos em comum: todos estão alinhados ao perfil da empresa e têm habilidades complementares. Dessa forma, a entrevista de cultura permite que a contratação seja eficaz e traga bons resultados.

4. Aumento da produtividade

Já percebeu que é fácil dar o melhor de si ao fazer uma tarefa que tem sentido para você? Isso também acontece com os funcionários de uma organização! Se os objetivos e a postura estiverem de acordo com a empresa, a produtividade, seja individual ou coletiva, será alcançada pelo simples fato de que todos acreditam no trabalho que realizam.

Agora que você já conhece os principais pontos positivos que uma entrevista de cultura pode trazer, chegou o momento de saber como fazer a análise de fit cultural. Vamos para a ação!

Como fazer uma entrevista de cultura?

O primeiro passo para fazer a seleção dos funcionários adequados para a empresa é justamente entender, de forma profunda, a cultura organizacional. O recrutador precisa ter domínio dos conhecimentos sobre os valores da instituição, além de observar como já ocorre a interação entre a equipe e os gestores.

Com essas informações, é interessante realizar perguntas estratégicas durante a entrevista de emprego. Veja alguns exemplos:

  • Quais são os objetivos profissionais do candidato?
  • Quais são suas metas de vida?
  • Como é a relação do candidato com outras pessoas?
  • O candidato possui perfil de liderança?
  • Qual é a percepção sobre trabalho voluntário?
  • Quais são seus principais valores?
  • Qual seu pensamento sobre trabalho em equipe?

Além desses questionamentos, a realização de dinâmicas em grupo e testes situacionais é ideal para avaliar como os profissionais que disputam a vaga reagem em algumas situações, das mais simples às complexas, e isso também pode revelar muito sobre a personalidade dos candidatos quando trabalham em equipe.

Nem sempre é possível analisar o fit somente por meio de entrevista de cultura e dinâmicas. Por isso, é válido aplicar testes comportamentais e, por fim, estudar o histórico profissional de cada candidato, de forma que seja possível entender seu posicionamento em empresas com culturas diferentes.

kit checklist + template - anunciar vagas